por Egídio Dórea
Os conflitos intergeracionais sempre existiram, mas durante a década de 80, fomentados pelas mídias, atingiram o seu apogeu. Velhos separados dos mais jovens tornou-se a regra. O convívio entre as gerações é considerado uma das formas mais efetivas de desconstrução das imagens negativas associadas ao envelhecimento e de combate ao idadismo, o preconceito pela idade. Porém imagens ou exemplos públicos dessas relações ainda são muito escassos e raramente apresentados pelos meios de comunicação.
Recentemente, assisti a dois exemplos inspiradores que ocorreram no cenário musical. Jovens músicos cantando canções antigas com novos ritmos e celebrando artistas mais velhos, que certamente são seus modelos inspiradores. Olly Alexander, do years and years, apresentou-se com Elton John e juntos cantaram a música it´s a sin do pet shop boys. E o cantor Ben L’Oncle fez uma nova versão de Fly me to the moon, tendo ao fundo várias imagens de Frank Sinatra. Passado e presente juntos, celebrando o que sabem fazer de melhor: arte.
Momentos como este nos levam a refletir que para construirmos algo novo, não é necessário destruirmos o antigo. Devemos reconhecer a importância, o talento e o valor do indivíduo, independentemente da idade. Esses encontros nos inspiram e nos levam a refletir que as disputas geracionais são desnecessárias e não contribuem para construirmos uma sociedade mais diversa e igualitária. Lutemos contra o segregacionismo e tentemos viver e aprender uns com os outros.
#cringe #memes #dankmemes #lol #meme #dankmeme #edgy #memesdaily #edgymemes #offensivememes #follow #humor #triggered #offensive #savage
Egídio Lima Dórea
Graduação em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Residência e
doutorado em Nefrologia pela Universidade de São Paulo. Professor de Medicina da
Universidade São Caetano do Sul. Diretor da Aging 2.0 Chapter Brazil. Coordenador da
Universidade Aberta à Terceira Idade da USP (USP 60+). Coordenador do programa USP Rumo ao Envelhecimento Ativo. Membro da comissão de Direitos Humanos da USP. Conselheiro do International Longevity Centre Brazil.
Comments